Ensino superior

Reitor da UFSM garante que fim do vestibular será gradual

Manuela Vasconcellos

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ingressou, na tarde desta terça-feira, com recurso que suspende a liminar da Justiça Federal referente à aplicação do vestibular ainda neste ano. Agora, o documento será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que irá se manifestar pela manutenção ou não do processo seletivo neste ano. O tribunal, por sua vez, não tem prazo para emitir sua decisão. Ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, explica que o recurso foi elaborado no sentido de preservar a autonomia da universidade. Também foi feita uma defesa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como melhor forma de ingresso no Ensino Superior.

Em 5 de junho, entidades entraram com ação na Justiça Federal contra a UFSM. O pedido era para que o vestibular fosse aplicado ainda neste ano. Cerca de duas semanas depois, o juiz Loraci Flores de Lima emitiu liminar suspendendo a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade de usar 100% a nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Unicruz libera listão de aprovados

Próximo

UFSM apresenta recurso contra liminar a favor do vestibular

Educação